O meia da seleção dinamarquesa, Christian Eriksen, está consciente no hospital e enviou mensagens aos seus colegas de equipe neste domingo (13), conforme informou a Federação Dinamarquesa de Futebol. Eriksen sofreu um colapso durante o jogo contra a Finlândia pela Eurocopa 2020, no sábado (12), e precisou de massagem cardíaca no campo do Estádio Parken, em Copenhague.
Ele caiu aos 42 minutos do primeiro tempo enquanto corria para receber um lateral. O estádio, com 16 mil torcedores, ficou em silêncio, enquanto seus colegas formaram um círculo ao seu redor, enquanto os médicos trabalhavam. Um fotógrafo da Reuters viu Eriksen levantar o braço enquanto era levado de maca para fora do campo. A Federação confirmou posteriormente no Twitter que Eriksen, de 29 anos, estava acordado no hospital Rigshospitalet, próximo ao estádio, onde foi submetido a exames.
O jogo, suspenso temporariamente, foi retomado horas depois, com vitória da Finlândia por 1 a 0. A partida estava empatada quando Eriksen, jogador da Inter de Milão, desmaiou perto do intervalo. Os companheiros Martin Braithwaite e Thomas Delaney correram para socorrê-lo, com Delaney acenando freneticamente em busca de ajuda médica.
As equipes deixaram o campo enquanto autoridades usavam lençóis para bloquear a visão do jogador na maca. O sistema de som do estádio anunciou a suspensão da partida por causa de uma emergência médica, pedindo aos torcedores que permanecessem em seus lugares. Durante a espera, a torcida cantou o hino da Dinamarca e entoou o nome de Eriksen.